No mês de maio, a Campanha no Dia do Trabalhador chamou atenção aos trabalhadores e empregadores sobre as dores nas costas causadas pelas ações trabalhistas.
“Olhe pelas suas costas”, foi o nome dado à campanha que afeta todos os trabalhadores. Isso porque as lesões na coluna podem acontecer a qualquer um, desde aqueles que lidam com serviços braçais – carregando pesos, por exemplo -, até àqueles que permanecem sentados no escritório durante 8 horas – geralmente, com uma postura errada.
Um exemplo é o estudo realizado pela Agência Européia para a Segurança e Saúde do Trabalho, em 2014. Participaram dele os trabalhadores portugueses de diferentes setores admitiram que passam muito tempo em posições dolorosas.
São cerca de 400 mil trabalhadores que se ausentam no trabalho por conta de dores nas costas, em Portugal.
Já no Brasil, são quase 160 mil licenças no ano, por conta do mesmo motivo. Este problema atinge cerca de 36% da população, ou seja, quatro a cada dez pessoas.
A partir dos 40 anos, as pessoas começam a sentir as dores por conta da má postura durante os anos passados. A Organização Mundial da Saúde ainda estima que 80% da população mundial terá dores nas costas em algum momento.
Por isso, é de suma importância que o trabalhador realize consultas regulares com especialistas de fisioterapia e ortopedia para alertar sobre as dores que ocorrem durante ou após o horário de trabalho.
Dicas de médico
O neurocirurgião que foi responsável pela campanha “Olhe pelas suas costas” deu algumas dicas que podem prevenir ou diminuir dores nas costas. Por exemplo, para quem permanece muito tempo sentado, é recomendado colocar os joelhos mais altos do que as ancas e ter o monitor do computador na altura dos olhos.
Já para àqueles que lidam com pesos, a dica é ter cuidado para não dobrar o tronco ao pegar os objetivos. E, sim, dobrar as pernas quando necessário e segurar os objetos sempre próximo ao corpo. Ele alerta também sobre a importância de praticar exercícios físicos regularmente e, sempre que possível, mudar de posição enquanto trabalha.
Para os empregadores
Prestar atenção nos funcionários é essencial. Portanto, é sempre bom se certificar se a empresa disponibiliza os equipamentos necessários para uma postura correta do trabalhador ou se a quantidade de peso que estão carregando é compatível com o indicado.
Alguns itens são necessários mesmo para aqueles que trabalham em escritórios todos os dias. Como apoio de teclado ou apoio ergométrico para antebraço no mouse pad e apoio inclinável para os pés.
Mas por que isto interessa aos empresários?
Se um funcionário se ausenta em seu local de trabalho, atrasa para que o trabalho seja finalizado. Ou seja, prejudicando os negócios do empregador.
Se houver todos os cuidados possíveis, o funcionário terá o mínimo de problemas, sem se ausentar e prejudicar o empregador e os serviços prestados.
Médicos ainda chamam a atenção sobre afastamento de funcionários do ambiente de trabalho por conta de dores. Sem afastá-lo do convívio social, o melhor para a relação gestor e funcionário seja indica-lo a reabilitação profissional, caso possa ser reinserido no ambiente de trabalho.
Saiba mais sobre Saúde e Segurança no Trabalho:
► 20 dicas para prevenir acidentes ocupacionais e garantir a segurança no trabalho.
► A saúde e a segurança das mulheres no trabalho.