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Ergonomia no trabalho remoto: o que é preciso atentar em termos de legislação

4 de fevereiro de 2021

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Uma das principais causas de altas taxas de absenteísmo, a falta de ergonomia no ambiente de trabalho pode ser prejudicial para seu colaborador. Saiba mais neste artigo

Ergonomia no ambiente de trabalho: com a adoção do home office improvisado no período de pandemia, esse termo ficou bastante conhecido. Afinal, muitos trabalhadores perceberam o impacto de trabalhar sem a preparação necessária para longas jornadas.

Contudo, muitos ambientes ainda não adotam, essencialmente, a ergonomia como previsto nas normas nacionais. Essencialmente, a legislação brasileira normatiza que as questões relacionadas com ergonomia precisam estar alinhadas com a NR-17.

Vamos falar mais sobre o tema neste artigo. Continue lendo e tire suas dúvidas.

O que a NR-17 diz sobre a ergonomia no ambiente de trabalho?

A NR-17 especifica parâmetros sobre como adaptar os ambientes laborais às práticas cotidianas, considerando o perfil psicofisiológico dos trabalhadores. O objetivo é permitir que eles possam executar as atividades com conforto, segurança e eficiência, evitando lesões.

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Ela define diretrizes tanto para os trabalhos de transporte manual regular de cargas quanto para o mobiliário dos postos de trabalho de forma geral. Algumas das diretrizes básicas são:

  • sempre que possível, o trabalho deve ser feito sentado e o local planejado para esta opção;
  • necessidade de treinamento para colaboradores que façam transporte manual de cargas;
  • diretrizes específicas para trabalho manual, seja ele sentado ou em pé, com características específicas (altura e superfície de trabalho compatível com a atividade; área de trabalho de fácil alcance e visualização facilitada para o trabalhador; permitir a movimentação e posicionamento dos itens com os quais trabalha);
  • características específicas para os assentos (altura ajustável; pouca ou nenhuma conformação na base o assento; a borda frontal deve ser arredondada e encosto adaptado para proteção da região lombar);
  • uso de suporte para os pés quando necessário;
  • diretrizes específicas para atividades que exigem leitura de documentos para digitação, a fim de permitir uma boa postura nas práticas;
  • diretrizes de iluminação;
  • condições que devem ser levadas em consideração na organização do trabalho;
  • estabelecimento de pausas para descanso durante as atividades.

Para isso, é importante que você confira o documento da NR-17 na íntegra e confira quais são os pontos aplicáveis às rotinas da sua empresa.

Quais as consequências de problemas de ergonomia no trabalho?

A falta de investimento em ergonomia no ambiente de trabalho pode trazer sérios problemas de saúde para sua equipe de colaboradores. São os principais deles:

  • proporcionar Lesão por Esforço Repetido (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT);
  • cansaço físico;
  • cansaço mental;
  • dores musculares;
  • hipertensão arterial;
  • perda de produtividade;
  • afastamento por problemas de saúde, potencializando o absenteísmo;
  • aumento das taxas de turnover;
  • alterações de sono;
  • falta de concentração;
  • distúrbios no trato digestivo (como gastrite e úlcera);
  • dores e lesões de coluna;
  • dores na região cervical;
  • ansiedade, depressão, burnout, entre outros problemas de saúde mental.

Quais os principais erros cometidos no ambiente corporativo fora das normas?

Muitos erros ocorrem no que diz respeito à adoção da ergonomia de trabalho no ambiente corporativo e que não estão relacionados com as normas. São exemplos:

  • investir em ergonomia apenas na área de recepção e sala da diretoria;
  • adquirir mobiliário forma das normas;
  • deixar de analisar casos específicos;
  • cadeiras altas ou baixas demais.

A ergonomia no ambiente de trabalho tem um papel preventivo importante sobre questões de saúde. Por isso, é fundamental que você esteja atento e proteja seus colaboradores no dia a dia.

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