Pequenos e médios empreendedores têm crescido no país e também precisam aderir certas regras, como o eSocial. Saiba mais
O futuro da economia brasileira tem dado esperança a pequenos e médios empresários, que vem crescendo nos últimos tempos.
Nos últimos 10 anos, a confiança de empreendedores aumentou quase 6%. É a segunda maior alta desde que o Índice de Confiança dos Pequenos e Médios Negócios (IC-PMN) foi criado.
A influência do eSocial para pequenos e médios empreendedores
Uma obrigatoriedade desde outubro de 2015, o eSocial tem mudado algumas coisas dentro das empresas, principalmente no que se refere às normas.
Além disso, o sistema já sofreu muitas modificações desde então, e, por isso, os empreendedores precisam estar sempre acompanhando e com atenção.
Isso porque, apesar das mudanças frequentes sendo feitas há 3 anos, ainda é uma obrigatoriedade a ser cumprida, independente do tamanho da empresa. E, como já é deixado claro, não seguir a implementação pode gerar em multas de diferentes graus.
É também de extrema importância que essas empresas tenham ao seu lado uma contabilidade sempre atualizada, de forma acessível e parceira, para realizar consultas.
Afinal, a sua contabilidade pode contribuir (e muito) a sanar suas dúvidas e ainda auxiliar em atendimentos sobre obrigações e prazos a serem cumpridos.
Dicas para se adequar ao eSocial
Apesar de suas complexidades, o eSocial deve ser cumprido de maneira correta. Para menos dores de cabeças, decidimos separar algumas dicas para auxiliar os empreendedores de pequeno e médio porte.
-
Atenção às regras
O eSocial é de responsabilidade do governo. Então, é importante estar atento às regras e modificações do sistema para não correr riscos de multas e advertências gerais à empresa.
A plataforma do eSocial funciona para auxiliar o cadastramento de dados dos funcionários e garantir o cumprimento das obrigatoriedades.
E, desde o seu funcionamento, algumas ações – que antes eram normais para empresas -, não são mais aceitas. Por exemplo, o fracionamento irregular das férias de funcionários ou o não processo periódico de certos documentos.
Por isso, ter cuidado e atenção nunca é demais! Já que o governo faz o cruzamento de dados e pode encontrar inconsistências ou omissões de informações pela sua empresa.
-
Contratação de funcionário
O cadastro do funcionário deve ser feito até um dia antes de sua iniciação na empresa. E, antes do cadastro, é necessário informar que admissão será feita com, pelo menos, 30 dias de antecedência.
Por isso, certifique-se de registrar todos os dados para a contratação. Primeiramente, há a qualificação do profissional para a admissão e, por meio de arquivo eletrônico, informar seus dados como, nome completo, data de nascimento, CPF e PIS.
-
Desligamento de funcionário
Quando há o desligamento de um funcionário, também é necessário informar ao eSocial. O envio dessas informações devem ocorrer em até dez dias.
Confira as novidades sobre o eSocial para SST em nosso blog:
► Acompanhe os trabalhos de Simplificação e Modernização do eSocial.
► Confira o Cronograma de Atualização do SOC para atender ao eSOCial.
► eSocial: Guia completo atualizado.
► Motivos para não adiar a adequação de SST no eSocial.