A Ginástica Laboral pode ajudar a diminuir os índices de afastamento e faltas por dores nas costas e lombalgia, dois dos maiores problemas de saúde do Brasil
O que é ginástica laboral?
A ginástica laboral é a prática de exercícios físicos com um curto período de tempo, os colaboradores realizam essa prática durante o período de trabalho. Esses exercícios duram em média de 10 à 15 minutos, os exercícios são feitos com o acompanhamento de um profissional.
Descubra os principais benefícios da ginástica laboral?
- Previne doenças
- Melhora a interação entre as equipes
- Aumenta a produtividade
- Diminui o número de faltas
Qual o objetivo da ginástica laboral?
De acordo com um estudo publicado na Revista Brasileira de Ciências do Esporte, a Ginástica Laboral pode ser uma alternativa muito eficaz para combater a incidência de dores nas costas e lombalgia nas empresas. Além disso, a pesquisa também apontou que incentivar essa prática nas empresas ajuda a corrigir a postura dos trabalhadores, indicando que os colaboradores levam essa prática para o seu cotidiano.
A pesquisa analisou a incidência das dores nas costas e os hábitos posturais dos funcionários que permanecem sentados durante a jornada de trabalho. O estudo parte da premissa de que o estresse das longas jornadas de trabalho, aliado à má postura e às mobílias inadequadas podem resultar em dores crônicas nas costas e na região lombar. O grupo de risco selecionado foi submetido à um questionário e à sessões de Ginástica Laboral durante três meses. Ao final desse período, a premissa foi confirmada e, após uma reavaliação dos colaboradores, os resultados apontaram diminuição das dores e mudança gradativa dos hábitos posturais.
Após análise dos dados, o estudo confirmou a sua premissa e mostrou como resolver esse problema. O investimento em Ginástica Laboral, além de indicar a preocupação da empresa com o bem estar dos seus colaboradores, também contribui para a diminuição dos custos de assistência médica e os índices de absenteísmo. Outro ponto importante é o aumento da produtividade e da satisfação dos colaboradores, que entendem o benefício e se identificam mais com a empresa.
A conclusão do estudo também indicou que a implantação da atividade pode ser um dos caminhos mais eficientes para melhorar o cotidiano dos trabalhadores dentro da empresa. Além disso, a relação entre o custo e o benefício dessa prática é muito positiva para a empresa e para os colaboradores, que costumam levar a prática para a sua vida pessoal, potencializando ainda mais os resultados.
Acredita-se que investir em ginástica laboral seja a chave do sucesso, tanto na qualidade de trabalho quanto no financeiro, pois quando um colaborador é afastado por motivos médicos cauda prejuízo pois a produtividade diminui.
Gostou deste post? Então, compartilhe-o agora mesmo em suas redes sociais para que seus amigos se informem sobre o assunto!
Acompanhe o SOC nas Redes Sociais e fique por dentro das novidades do SOC: Instagram | Youtube | Facebook | LinkedIn | Twitter