No contexto da gestão de segurança e saúde no trabalho, as chamadas ferramentas de qualidade são elementos fundamentais nos processos de proteção à integridade dos colaboradores profissionais dentro de qualquer empresa.
O uso destas ferramentas de qualidade proporciona uma quantidade significativa de vantagens ao cotidiano da corporação.
Entre os pontos positivos, destacam-se:
- a prevenção contra eventuais acidentes ou falhas,
- a rápida identificação de erros ou defeitos no processo produtivo,
- diminuição de atrasos,
- menor índice de danos e prejuízos para o empreendimento,
- redução de desvios nos processos, etc.
Você já está familiarizado com as ferramentas de qualidade aplicadas à gestão de segurança e saúde no trabalho de uma organização?
Vamos saber em maiores detalhes, a seguir, alguns exemplos das principais ferramentas utilizadas nos contextos empresariais. E de que maneira elas são essenciais para a manutenção da integridade física de todos os funcionários.
Aplicação do Diagrama de Causa e Efeito
O chamado Diagrama de Causa e Efeito, também conhecido pelo nome de Diagrama de Ishikawa, tem como principal propósito a identificação dos fatores que levaram a determinados problemas e desvios no processo.
Ele serve como uma espécie de “mapa”. Que indica quais os motivos que causaram acidentes de trabalho, por exemplo, ou falhas de maneira geral.
A aplicação do Diagrama de Causa e Efeito no contexto da gestão de segurança e saúde no trabalho é importante pois ajuda os gestores nas investigações das razões que culminaram no acidente/falha. Isto facilita na prevenção contra possíveis situações adversas futuras.
Uso dos Fluxogramas
A utilização do recurso dos fluxogramas é outra peça-chave nos processos em geral de uma empresa. Eles certamente podem ser aplicados para otimizar a gestão de segurança e saúde no trabalho.
Os fluxogramas funcionam de maneira a apresentar os “caminhos” dos processos de uma maneira visual. Tornando mais fácil a leitura e o entendimento de todos os elementos.
Eles podem ser adotados para a elaboração de planos de emergência, regulamentações relativas a falhas e/ou acidentes, mapeamento de riscos, entre outros numerosos usos.
Implementação das Folhas de Verificação
Outro recurso que os gestores podem adotar para melhorar a eficiência das medidas de segurança e saúde no trabalho são as chamadas Folhas de Verificação, as quais também recebem o nome de “checklists”.
Assim como as outras ferramentas de qualidade, a Folha de Verificação serve como um mapeamento para melhor identificar o bom andamento dos processos de produção, prevenindo contra situações adversas.
As listas de checagem das Folhas de Verificação ajudam no controle da qualidade tanto de equipamentos quanto de processos de maneira geral. Fazendo os riscos para os colaboradores profissionais do estabelecimento serem significativamente menores.
É importante destacar que, além das Folhas de Verificação e dos outros recursos que citamos brevemente ao longo do texto, existem outras ferramentas de qualidade. Elas são igualmente essenciais no processo de gestão de segurança e saúde no trabalho.
Outros exemplos destas ferramentas são:
- os histogramas,
- a Carta de Controle,
- o Diagrama de Dispersão (ou Gráfico de Dispersão)
- e o Diagrama de Pareto.
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