A gestão de FAP contribui para a redução de custos do seu empreendimento a partir de estratégias eficientes nos processos de cálculos de valores e alíquotas. Para saber mais, acesse nosso artigo e confira!
O sistema de gestão de FAP de uma empresa trata sobre os “Fatores Acidentários de Prevenção”, responsável pela regulamentação que determina os valores do pagamento de impostos por meio de um sistema de gestão. A sua aplicação nas empresas é muito importante para estabelecer uma melhoria nos processos de gestão e diminuir os custos dentro do empreendimento.
Neste artigo, você acompanha sobre a Gestão de FAP e como ajuda na redução de custos de sua empresa.
O que é FAP e como é calculado?
FAP é o Fator Acidentário de Prevenção. Seu cálculo é correspondente às taxas de acidentes de seguros estabelecidos pelo Ministério da Previdência Social. O índice é cálculo com base em períodos e em conformidade com os riscos observados no ambiente de trabalho.
O cálculo feito para a determinação do FAP acontece sob análise mais apurada das condições de trabalho em cada ambiente profissional. Assim, determina-se a regulamentação que, toda a empresa que não houver registrado acidentes de trabalho durante os períodos de apuração deverá receber um bônus mediante o qual poderá pagar somente parte da alíquota calculada.
Como reduzir os custos com o uso do FAP?
O processo de gestão de FAP contribui de forma significativa para a redução de custos nos empreendimentos. O sistema de FAP é realizado em uma plataforma de fácil acesso. Capaz de permitir informações integradas para os processos de gestão, promovendo melhorias no desempenho das atividades profissionais.
As obrigações trabalhistas refletem de forma impactante na receita da empresa. Já que é com base em toda a sua estrutura e os riscos observados que serão geradas as bases de cálculos dos impostos a serem pagos.
Além disso, quanto menor o cuidado da empresa em relação à saúde de seus funcionários, maiores serão os acidentes dentro da empresa. O que acarreta valores elevados para a contribuição no setor previdenciário.
Utilizar de um sistema eficiente é colocar em prática estratégias desenvolvidas para compreender e identificar as necessidades de segurança do trabalho dentro da sua empresa. Assim, a partir do sistema FAP é possível fazer a classificação dos riscos no ambiente de trabalho. E colocar em prática as medidas apropriadas para a redução de acidentes nesses espaços.
Essa classificação dos riscos é observada, também, por meio da análise da taxa de frequência. Que tem por finalidade apresentar uma estimativa de acidentes por exposição aos riscos ou por execução de determinadas atividades.
O investimento nos treinamentos e aperfeiçoamento de sua equipe de profissionais permite um maior controle nas atividades desenvolvida. O que promove maior segurança no ambiente de trabalho.
O processo de conscientização dos profissionais é de extrema importância para uma atividade saudável dentro da empresa. Em que ele passa a compreender a necessidade do uso dos equipamentos de proteção e os agravantes que podem desenvolver doenças no seu ambiente profissional.
Com as medidas adequadas, a partir dos treinamentos e da conscientização de sua equipe, os índices de acidentes são reduzidos. Permitindo uma melhor condição de trabalho dentro da empresa.
Saiba sobre nossos serviços em nosso site.
Conheça mais de nossos conteúdos:
» Benefícios em implantar um software de gestão ocupacional em sua clínica
» SIPAT – Semana de Prevenção De Acidentes no Trabalho
» Quais os serviços que o SOC oferece para você e sua empresa?