De forma inovadora, ferramentas como a Tela de Interpretação de Retornos e o Relatório de Inconsistências realizam a Gestão eSOCial com dados ocupacionais para evitar erros e aumentar a assertividade das empresas junto ao Governo Federal.
Uma das premissas do eSOCial é organizar e integrar os dados ocupacionais das empresas em tempo real. Para que isso ocorra de forma consistente, dentro das normas do governo brasileiro, o empresariado precisa de processos confiáveis para gerir corretamente as informações de RH, utilizando ainda sistemas informatizados para manter sua base de dados saudável de forma contínua.
Isso porque, caso haja inconsistências nas informações, o sistema governamental não aceitará as remessas enviadas. Dessa forma, além das tecnologias já utilizadas, é necessário o uso de ferramentas que tratam os erros antes do envio ao eSOCial.
Nos últimos anos, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional vem difundindo a cultura da qualidade total na produção, gerenciamento e envio das informações trabalhistas e previdenciárias para o eSOCial.
Depois de produzir muito conteúdo sobre o tema, o software aposta agora na disponibilidade de recursos inovadores que prometem auxiliar os gestores na superação deste desafio: a Gestão eSOCial.
“Temos soluções pioneiras e flexíveis para envio dos dados ao eSOCial. Mas isso não é suficiente em nosso ponto de vista. O que fazer quando as informações enviadas estiverem incorretas, por exemplo? Essa pergunta nos fez criar soluções adicionais para os clientes SOC”, revela o analista do CRC Matheus Cardoso.
Segundo o especialista, o CRC (Centro de Recursos e Conhecimento do SOC) identificou que as dúvidas a respeito da sanidade dos dados ocupacionais das empresas passaram a ser umas das preocupações de seus gestores, como as incertezas sobre o próprio eSOCial já são.
“Ciente deste cenário, a nossa equipe desenvolveu novas funcionalidades que vão auxiliar os usuários SOC. O primeiro recurso é o Relatório de Inconsistências. Ele gera uma relação de todos os erros existentes na base de dados, relacionados aos leiautes do eSOCial. A outra ferramenta é a Tela de Interpretação de Retornos. Ela ajuda a entender e corrigir as informações quando um determinado erros de inconsistência aparece”.
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Confira abaixo as ferramentas para auxiliar na Gestão eSOCial
Detalhes sobre a Tela de Interpretação de Retornos
Quando dados são enviados ao eSocial, o governo pode apontar inconsistências em caso de erros. Dessa forma, a Tela de Interpretação de Retornos do SOC é capaz de listar todas as mensagens emitidas pelo sistema governamental.
Para cada um dos erros apontados, o SOC faz uma interpretação didática sobre a respectiva falha, contendo uma breve descrição do seu significado e do que será necessário providenciar para a devida correção.
“Vamos supor que o gestor enviou um evento de ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) ao eSOCial, mas não informou o CPF do trabalhador, que é obrigatório. O eSOCial vai rejeitar essa remessa. Enquanto isso, o SOC vai descrever a causa e o que fazer para corrigir tal erro”.
Além de interpretar e descrever, de forma clara, o código de cada erro apontado pelo eSOCial, a Tela de Interpretação de Retornos também auxilia no entendimento das inconsistências.
O SOC permite que o usuário adicione uma observação própria para cada erro identificado.
“Com isso, a Tela de Interpretação de Retornos passa a mostrar o erro emitido pelo eSOCial, a descrição do erro com a sugestão de correção produzidas pelo SOC e uma observação personalizada pelo próprio cliente, orientando sobre tudo que é necessário fazer para entrar em conformidade ao eSOCial. Essa personalização é uma forma de levar informação com a mesma linguagem que o cliente está acostumado no dia-a-dia”.
Detalhes sobre o Relatório de Inconsistências
Enquanto a Tela de interpretação de Retornos tem o objetivo de informar o que fazer quando um erro de inconsistência aparece, o Relatório de Inconsistências vai agir um pouco antes deste processo.
Isso porque ele tem como missão principal evitar que o gestor cometa um erro de inconsistência junto ao eSOCial.
“Este relatório é gerado em formato de planilha Excel, em que são listados os erros da base de dados do cliente SOC para cada tipo de leiaute e regra definida pelo eSOCial. Lembra do exemplo do CPF não informado na remessa enviada ao governo e recusada pelo eSocial? Se o cliente gerar o Relatório de Inconsistências antes do envio, ele vai apontar que o campo do CPF não pode ficar em branco, por exemplo”.
Diante de sua importância para a Gestão eSOCial, o relatório passa a ser parte da rotina dos gestores antes do envio de dados ao governo.
Suas informações são geradas separadamente para cada leiaute do eSocial, facilitando a identificação e correção das falhas.
“Respeitando as regras definidas pelo eSocial, o SOC é capaz de apontar as inconsistências dentro da base de dados do cliente. Essa análise prévia, detalhada e qualitativa dos dados ocupacionais tem como objetivo evitar o uso da Tela de Interpretação de Retornos, o que significa mais assertividade nas relações da empresa com as exigências do eSOCial. Queremos minimizar a ocorrência destes erros por parte dos clientes”, finalizou o analista.
*Nota: o Relatório de Inconsistências e a Tela de Interpretação de Retornos são de fácil acesso e auxiliam na Gestão eSOCial. Eles estão disponíveis para todos os usuários dentro do menu de eSOCial do SOC.