A harmonia no ambiente de trabalho é resultado de uma combinação de fatores que promovem qualidade de vida para toda a equipe. Quer saber por que ela é importante e como mantê-la? Leia o material que preparamos.
Conquistar a harmonia no ambiente de trabalho é uma preocupação que afeta lideranças de pequenas e grandes empresas. Fruto da falha na comunicação, a falta de harmonia gera conflitos, prejudica o desenvolvimento de produtos e pode levar as empresas à falência.
Como saber se falta harmonia no ambiente de trabalho?
Algumas realidades práticas demonstram que a harmonia não deu as caras na sua empresa, tais como:
- alta rotatividade de funcionários,
- vários comandos de vozes para serem obedecidos frente a baixas execuções,
- crescimento no número de acidentes de trabalho.
Resumindo a história, é como se você e sua equipe não estivessem falando a mesma língua. Os resultados são catastróficos e incluem, por exemplo: prazos não atendidos a tempo, falta de planejamento, clientes que não conseguem entender os processos e os próprios dados dos funcionários são deixados em segundo plano.
A boa notícia, porém, é que é possível mudar essa realidade com algumas dicas práticas.
Passos para a harmonia no ambiente de trabalho: que tal começar?
Sim, desde que você esteja disposto a entender que o ambiente de trabalho não é terreno apenas para competitividade. Ela é importante, é claro, mas a qualidade de vida e o respeito à coletividade são fatores preponderantes.
Vamos aos passos essenciais para que a equipe se mantenha unida e em harmonia:
- Promova a qualificação da equipe: se você deseja engajamento e participação, é preciso entender as reais necessidades da equipe, seja essa composta por pessoas que estão há bastante tempo na empresa ou não. Cursos e treinamentos são bem-vindos para que os funcionários tomem conhecimento do que é a empresa e suas reais dinâmica.
- Cultive a educação: funcionários precisam ser tratados de igual para igual. Não é porque você é o chefe que o tratamento com os demais colaboradores deve ser realizado na base do abuso verbal ou da intolerância. Na dúvida, coloque-se no lugar do outro e veja se gostaria de estar sendo tratado do mesmo modo que lida trata outras pessoas.
- Autoridade é diferente de autoritarismo: demonstrações desnecessárias de poder servem apenas para deixar um clima pesado no ambiente e acabar com a harmonia no ambiente de trabalho. Aliás, o uso da força como mecanismo de controle é frágil e não traz resultados práticos a longo prazo. Por medo as pessoas até obedecem, mas nunca serão convencidas.
Controle de risco também promove harmonia
Um ambiente de trabalho seguro está entre uma das causas para bons resultados empresariais. Tudo começa com a identificação de riscos e com a criação de estratégias que permitam trazer qualidade de vida ao trabalho.
Dados da Organização Mundial do Trabalho (OIT) mostram que acidentes de trabalho são responsáveis por 2,3 milhões de mortes em todo o mundo e mais de 300 milhões de feridos.
Por isso, existem normas internacionais que as empresas precisam adotar para promover a saúde e a segurança no trabalho. É nessa hora que a tecnologia se torna uma aliada.
Um software de gestão ocupacional, por exemplo, permite que as empresas controlem os riscos, organizem os dados e ainda os encaminhe para o Governo Federal por meio do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
Por se tratar de uma obrigação para todas as empresas, é sempre melhor se os dados estejam unificados e organizados. Pensando nisso, conte com a nossa parceria. Oferecemos o SOC, um software integrado de gestão ocupacional e 100% online.
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