Desse número, mais de 2 milhões não sobrevivem, por isso a prevenção ainda é o melhor caminho para melhorar a Saúde e Segurança do Trabalho nas empresas
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) alertou por meio da rádio da Organização das Nações Unidas (ONU) que cerca de 313 milhões de trabalhadores sofrem acidentes de trabalho por ano em todo o mundo. Desse total, cerca de 2,3 milhões não sobrevivem, o que significa que 6,4 mil pessoas morrem devido a acidentes de trabalho por dia e o custo total desses acidentes equivale a U$ 2,8 trilhões anuais.
Segundo a OIT, a prevenção é a melhor forma de evitar esse cenário, já que investir em medidas que previnem e melhoram as condições de Saúde e Segurança do Trabalhador (SST) são fundamentais para diminuir essas estatísticas, amenizando o impacto na produção e na saúde financeira das empresas. Afinal, cada acidente de trabalho para a produção por algum tempo, gerando custos para os empregadores através de cuidados médicos e reintegração no ambiente de trabalho. Além disso, acidentes oneram a folha de pagamento por meio do Fator Acidentário de Prevenção (FAP), índice criado para medir o desempenho das empresas em relação a doenças ou acidentes de trabalho em um determinado período. O FAP gera uma alíquota que incide diretamente na folha de pagamento das empresas e pode aumentar ou diminuir o imposto sobre o Risco de Ambiente de Trabalho (RAT).
A OIT também alertou a comunidade internacional a respeito da importância da proteção aos trabalhadores, elencando alguns dos principais tipos de acidentes por intoxicação, como colapsos em fábricas, explosões em plataformas de petróleo, acidentes nucleares, mineiros presos em minas e trabalhadores da saúde infectados enquanto cuidam de pacientes. Segundo a instituição, a cada minuto uma pessoa morre por exposição às substâncias tóxicas ou químicas no ambiente de trabalho, totalizando cerca de 22% das mortes diárias. Nesse sentido, estabelecer uma Política de Segurança entra como elemento principal para fornecer um ambiente consciente e seguro para que os trabalhadores consigam desempenhar as suas atividades com mais eficiência.
0 resposta