Capacitação à Distância, vídeos, documentações eletrônicas e atualização contínua estão entre os principais tópicos da Central de Ajuda do SOC.
Desde que foi concebido há 17 anos, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional – desenvolve soluções que permitem que os próprios usuários tenham autonomia administrativa, técnica e operacional. Uma destas ferramentas é a Central de Ajuda, formada por uma ampla base de conhecimento prático sobre o produto.
Ao longo dos anos, seu conteúdo foi sendo constituído basicamente por informações textuais, como: manuais, dicas, tutoriais, reportagens e boletins informativos.
Recentemente, para atender as demandas de mercado, o recurso recebeu algumas novidades. As principais foram as publicações no formato de vídeo, que permitem consultas rápidas e objetivas sobre as funcionalidades do SOC.
Segundo Edeilza Sousa, coordenadora do CRC (Centro de Recursos e Conhecimento do SOC), a atual filosofia de comunicação da Central de Ajuda visa a produção de vídeos tutorias para rápidas consultas por parte do usuário SOC.
“No passado, tínhamos um acervo de vídeos com conteúdos mais extensos. No entanto, para atender o perfil midiático do mercado atual, resolvemos fatiar estas informações para termos exibições objetivas e uma audiência mais aderente. O público que utiliza produtos 100% na web, como é o exemplo do SOC, precisa de muita informação em curto espaço de tempo. Este é o modelo básico de quem navega ou trabalha conectado à internet. É, por isso, que seguimos essa mesma tendência”.
Respeitando esta metodologia de comunicação junto aos clientes, a equipe do CRC criou diversas listas de reprodução de vídeos, as chamadas “playlists”. Elas trazem os temas mais abordados ou procurados pelos usuários do sistema.
“Além delas, criamos outros conteúdos específicos, como é o caso do módulo de Capacitação à Distância do SOC (CAD). Ele é a principal ênfase desta nova fase da nossa Central de Ajuda. Criamos um tópico sobre CAD dentro do Manual SOC, em que é possível ter acesso à oito vídeo-aulas com apostilas individualizadas para cada uma delas. Costumamos afirmar que qualquer pessoa que assistir todas as aulas estará capacitado para navegar no SOC de forma estável e produtiva”.
Treinamento e flexibilidade a custo zero
Edeilza enfatiza que a Central de Ajuda e o CAD são ótimas opções para quem procurar capacitação didática e amigável sobre o SOC.
A plataforma é flexível para usuários que buscam reciclar seu conhecimento ou para aqueles profissionais que já atuam em Gestão Ocupacional, mas nunca operaram um sistema informatizado para Saúde e Segurança do Trabalho.
“Além de estar disponível sem custo extra dentro da Central de Ajuda, trata-se de um material rico do ponto de vista qualitativo. Temos a preocupação de atualizar seu conteúdo de forma contínua para que ele se mantenha como top de linha. Inclusive, o contato com este material serve de pontapé inicial para quem busca a Certificação do SOC”.
Além de enriquecer o conteúdo da plataforma com novos formatos de vídeos e informações flexíveis do CAD, a equipe do CRC prepara outras novidades para ampliar o desempenho da Central de Ajuda do SOC. E, em breve, um novo leiaute será aplicado à sua interface gráfica.
“Nossos conteúdos já se cruzam e estabelecem links entre si, tanto nos tutoriais em vídeos ou nos manuais em textos. Um tópico acaba indicando informações complementares ao outro, melhorando a busca por informações. O visual do novo leiaute vai melhorar este quesito, tornando a interface gráfica da Central de Ajuda ainda mais amigável e rápida de utilizar. O conteúdo conversa e se atualiza de forma continua e interligada”.
A engrenagem que leva informação de qualidade ao usuário SOC passa obrigatoriamente pelo CRC. Ele é responsável por identificar as atualizações e transformá-las em conteúdos oficiais, seja por vídeos, manuais ou dicas tutoriais em texto.
“É, por isso, que não somos adeptos do papel. Difundimos a cultura dos manuais e documentações eletrônicas, pois o SOC é atualizado constantemente. Não podemos ter informação desatualizada em papel. Quando o SOC recebe uma melhoria num determinado módulo, excluímos o vídeo antigo e produzimos algo novo para explicar as novidades implementadas, por exemplo. Usuários capacitados, integração e respeito às tendências são os segredos deste trabalho”, finaliza Edeilza.