Veja as novidades na medicina do trabalho
Cada vez mais, vemos avanços consideráveis nas mais diferentes áreas — e, na Medicina do Trabalho, não é diferente. Por isso, os profissionais precisam estar atualizados constantemente, em busca de trazer o que há de mais moderno para as suas rotinas.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você conheça as novidades na Medicina do Trabalho e aproveite para tirar as suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura!
Telemedicina
Uma das maiores tendências atualmente na Medicina do Trabalho é a telemedicina. Ela surgiu como uma necessidade diante das circunstâncias relacionadas à pandemia do novo coronavírus e, assim, passou a garantir que os colaboradores pudessem ter o acompanhamento necessário sem expô-los a possíveis infecções.
Entretanto, a tendência é de que a prática permaneça no pós-pandemia. Isso porque os acompanhamentos de rotina podem ser feitos por essa modalidade sem maiores problemas. Assim, as empresas podem contratar profissionais de outras regiões, que possam oferecer o serviço com qualidade, dentro do que o negócio necessita.
Simuladores de situação de risco
A sua empresa está preparada para identificar os riscos existentes e saber como contorná-los? Muitas vezes, há certa dificuldade em conseguir descobrir o que, de fato, representa uma ameaça, sendo possível deixar passarem questões essenciais. O ponto, no entanto, é: depois, será preciso reparar os danos causados.
Os simuladores de situação de risco representam uma das novas tendências na Medicina do Trabalho, justamente porque são capazes de, por meio da automação, encontrar os gargalos nos quais há uma maior vulnerabilidade. Assim, os responsáveis pela área podem buscar formas de lidar com as questões e de minimizar eventuais problemas.
Os simuladores conseguem verificar, por meio dos inputs colocados, quais são as situações às quais a empresa está exposta e, também, o grau de risco. Dessa forma, ainda é possível haver uma análise mais precisa sobre as questões que envolvem periculosidade e insalubridade e fazer um controle mais acertado sobre essas temáticas.
Sistemas de gestão
Os sistemas de gestão voltados para a Medicina do Trabalho são fundamentais para quem deseja ter uma maior agilidade no dia a dia e mais eficiência. Por meio deles, é possível realizar uma série de tarefas importantes para a área, de forma automatizada. Entre elas, estão:
- o agendamento de consultas e procedimentos;
- a elaboração do prontuário eletrônico dos pacientes da empresa;
- o envio das obrigações para o eSocial;
- a elaboração de um relatório anual para as empresas sobre as condições dos colaboradores;
- a elaboração do PCMSO e do ASO;
- a facilidade no registro legal de PCD na empresa;
- a atualização rápida e eficiente dos casos de acidentes, incidentes e doenças ocupacionais, segundo a NR 4;
- a automatização da sala de atendimento;
- o monitoramento de atestado de saúde e de licenças médicas;
- a elaboração de uma ficha clínica personalizada, bem como uma visualização simplificada dos prontuários;
- uma melhor gestão de convocação de exames;
- a emissão de relatórios de forma automatizada, de acordo com as necessidades da empresa;
- a organização de campanhas de vacinação interna;
- a realização de questionários online para o monitoramento de qualidade de vida;
- o controle do check-up dos envolvidos;
- a gestão de atendimentos assistenciais;
- a emissão do PCA de audiometria;
- a criação de indicadores personalizáveis.
Como visto, estar atento às novidades na Medicina do Trabalho é fundamental para incorporá-las ao seu dia a dia profissional. Afinal, quanto menos deslizes forem cometidos, maiores serão as chances de conseguir proteger os colaboradores da empresa no cotidiano.
O SOC, por exemplo, permite que você possa realizar esses processos de forma automatizada, em um mesmo dashboard, permitindo que os gestores possam ter maior controle das funções no dia a dia, bem como ter muitas tarefas realizadas diretamente pelo sistema. Isso traz mais tempo livre para você como profissional e maior eficiência para sua empresa.
Este conteúdo foi útil? Então, acompanhe mais publicações nas nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter e Instagram.