Promover a saúde ocupacional na empresa é super importante para motivar os colaboradores. Mantendo um local de trabalho saudável. Saiba mais.
Objetivo da promoção da saúde ocupacional no trabalho está em possibilitar ao colaborador as condições decentes para que ele possa realizar as suas tarefas. Portanto, os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos se juntam as equipes para fazer avaliações físicas. E também definir se estão aptos para as funções que ocupam.
O apoio dessa equipe pode acontecer de forma constante ou periodicamente, observando o nível de desgaste dos trabalhadores. Ainda é importante no momento de admissão de novos colaboradores, na demissão ou se podem voltar ao trabalho depois de um período afastado. A saúde ocupacional atua efetivamente na rotina das empresas.
Pense no bem-estar e na saúde
Mais além do que o cuidado com a saúde do colaborador e o seu bem-estar, a saúde ocupacional deve ser vista pela gestão como uma estratégia eficiente em favor da produtividade. Afinal, ele faz do ambiente de trabalho um lugar seguro e saudável, e isso retorna em motivação e mais produção dos colaboradores.
Ainda há outros benefícios a serem elencados, como o controle dos riscos que possam existir dentro do espaço de trabalho e fazer com que a execução do trabalho acontece de maneira correta e segura. Ainda poder atender imediatamente caso ocorra algum acidente de trabalho, atuando para a reabilitação. Além de desenvolver estratégias que sejam de prevenção a doenças.
Evite ausências de colaboradores e a queda da produtividade
A rotina de trabalho ganha principalmente porque atua de forma direta para evitar o absenteísmo, que é ausência do profissional no seu ambiente de trabalho. Quando existe um programa de Saúde Ocupacional vigente e atuante, o acompanhamento das condições dos colaboradores acontece. Assim é se faz diagnósticos mais rápidos, acompanha aqueles que estão doentes e otimiza o tratamento.
Com o reestabelecimento mais rápido, ele retorna mais cedo ao seu posto de trabalho e volta às suas atividades. Além disso, promovendo campanhas e intervenções dentro da empresa, ajuda a evitar que o colaborador fique doente. Melhorar das práticas de limpeza pode ser desenvolvidas, campanhas de vacinação, atividades físicas etc.
Promova a boa dieta, exercícios físicos e campanhas de conscientização
Não somente os médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, mas a equipe de saúde ocupacional também deve ser composta por nutricionistas. O acesso a uma boa alimentação no trabalho faz com que o organismo produza energia para as atividades de rotina e ainda cuida para ter um sistema imunológico fortalecido.
Através de bons hábitos alimentares e uma dieta adequada, problemas como cansaço excessivo e queda na produtividade são diminuídos. É eficiente para a empresa ter colaboradores que durmam bem e que tenham total capacidade física para executar as tarefas simples do dia a dia.
Toda essa conscientização laboral passa pelas campanhas temáticas e pela promoção de exercícios físicos dentro do ambiente de trabalho. A orientação constante sempre alcança objetivos positivos, além de promover relacionamento. Já os exercícios ajudam a evitar lesões e a estar mais bem condicionado para a execução das atividades da função que exerce.
Entre em contato conosco através de e-mail ou telefone e saiba mais sobre como o nosso sistema pode ajudar a sua empresa.
Acompanhe o nosso blog e leia mais sobre assuntos relacionados, esteja informado.
» Você sabia que a assinatura digital vai ser obrigatória a partir de 2021?
» Tecnologia e Medicina do trabalho: formas de utiliza-la a favor da área
» Case de Sucesso: Medic Life acerta na busca de ferramenta inovadora