Os programas de segurança e saúde no trabalho são indispensáveis para manter todos os seus funcionários saudáveis e seguros. Entretanto, existem algumas boas práticas para criar programas mais eficientes. Saiba quais.
Dentro de qualquer empresa, existe uma série de regulamentações e diretrizes em relação à segurança e à saúde dos funcionários. Esses procedimentos têm como função priorizar o bem-estar dos colaboradores de seu negócio e protegê-los contra eventuais acidentes e prejuízos à integridade tanto física quanto mental.
A segurança do trabalho influencia toda a cadeia administrativa da empresa. Pois, quando bem realizada no ambiente de trabalho, melhora:
- os índices de produtividade,
- a reputação da marca,
- a organização interna e reduz custos,
- além de promover vários outros benefícios.
Programas de Segurança e Saúde no trabalho
Para implementar as regras de segurança e saúde no trabalho, o setor de Recursos Humanos é o principal responsável. É preciso que haja uma colaboração constante entre diferentes funcionários. Como:
- os gestores,
- supervisores,
- médicos do trabalho,
- técnicos em segurança do trabalho,
- engenheiros, etc.
De maneira integrada, fica mais fácil obter resultados positivos para a performance da empresa e garantir que as regras estejam sendo cumpridas, melhorando a qualidade de vida e segurança de todos os colaboradores.
Ou seja, é muito importante pensar nos melhores sistemas de segurança e saúde no trabalho.
Neste texto, iremos apresentar seis programas obrigatórios nas empresas e as características de cada um. Acompanhe!
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração (CIPAMIN)
Essa comissão é formada por profissionais que atuam na proteção e prevenção contra acidentes no âmbito de trabalho. Uma das estratégias dela é realizar reuniões todos os meses para colocar em questão os riscos envolvidos na profissão e quais os melhores métodos para evitá-los.
A CIPA também atua conscientizando os funcionários da empresa toda, divulgando informações, oferecendo palestras e dando instruções para aumentar o bem-estar geral e prevenir casualidades. Ela também pode exercer a função de fiscalizadora dos espaços, garantindo que todas as diretrizes estejam sendo seguidas.
A diferença da CIPAMIN em relação à CIPA é que a primeira atua em empresas que lidam com a área de mineração e extrativismo. Por se tratar de um ramo específico e com grande exposição a riscos, a CIPAMIN é responsável por avaliá-los e propor estratégias de prevenção.
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT)
O PPRA administra os riscos envolvidos em empresas onde os funcionários entram em contato com agentes químicos, físicos ou biológicos que podem ser nocivos à saúde.
Ou seja, sempre que houver ambientes com muito calor, frio, radiação e materiais corrosivos, é necessário implementar esse programa.
Já o PCMAT atua de maneira semelhante, porém com foco nos ambientes de trabalho que envolvem canteiros de obras e que empregam vinte ou mais trabalhadores.
Segundo a norma reguladora, toda construção grande precisa estar equipada com local de refeições, alojamento, vestiário e instalações sanitárias, além de uma área de lazer.
Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)
O PGR, assim como a CIPAMIN, é mais voltado às áreas de mineração e extrativismo. Que são ambientes de trabalho com exposição a metais pesados e outros riscos específicos. Esse programa é parecido com o PPRA que citamos previamente, com a diferença de que o primeiro tem foco no setor industrial.
O PCMSO lida com o mapeamento prévio das condições de trabalho e faz um diagnóstico das possíveis doenças que o ambiente pode causar, antecipando as eventuais ocorrências.
Portanto, o PCMSO envolve a atuação de médicos do trabalho que realizam o exame admissional, exames periódicos, de volta ao trabalho, de mudança de função e de desligamento da empresa.
Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre segurança e saúde no trabalho? Leia outros textos no nosso blog!
» Sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho