Conhecida como BPM (Business Process Management), metodologia desponta como uma das principais ferramentas a favor do mercado corporativo
Como vender dentro da sua empresa um programa, software ou serviço que cuide do fluxo e gestão dos processos de trabalho? Esta é uma pergunta que muitos empresários fazem a si próprios no momento inicial de uma possível mudança cultural dentro do seu empreendimento. No ranking das dificuldades encontradas para a implantação de um sistema BPM está justamente o fato de conquistar o comprometimento, apoio e confiança dos diretores do negócio. A sensação de que tudo dá certo do jeito que está e que não se mexe em time que está ganhando poderá vir à tona. É neste momento que os gargalos operacionais, qualidade de trabalho e ampliação dos lucros são vedados em seu olhar.
É justamente por envolver todas as áreas dentro de uma corporação que o processo de implantação de um sistema BPM, seja por meio de softwares ou metodologias práticas de trabalho, precisa estar alinhado ao plano estratégico da empresa. É uma questão de visão de futuro, análise sistêmica e investimento financeiro. Portanto, o comprometimento deverá existir primeiramente no alto escalão da companhia, contagiando culturalmente ao ponto de convencer clientes, parceiros e colaboradores que este novo método de gerir os negócios trará múltiplos benefícios e resultados positivos em curto espaço de tempo. Neste sentido, a tarefa pode até parecer fácil, mas é apenas o início de uma difícil missão comportamental.
A implantação do BPM se torna trabalhosa pelo fato de existir uma colisão entre o confortável e a mudança, entre a tecnologia e o cotidiano, entre o conhecido e o desconhecido. Trata-se de uma quebra de paradigma dentro do modelo de gerenciamento empresarial que colaboradores, clientes e o próprio gestor estão acostumados a utilizar. De certo modo, eles têm razão em defenderem seus sentimentos de resistência, pois foram educados, condicionados e estudaram seus processos de negócios desta forma. ”Se está dando tudo certo do jeito que fazemos, porque mudar a metodologia de trabalho?”. Este repetitivo questionamento é o mais frequente dentro do processo de implantação de sistemas de gestão.
Nas empresas onde os processos de trabalhos não são bem definidos ou sistemas de qualidade nunca foram implantados, afetando diretamente a obtenção de novos lucros, a resistência pelo BPM é menor e o clamor pela mudança poderá ser maior. Em ambos os casos, o importante é associar a ideia de que as modificações têm objetivos claros e com metas que irão favorecer o bem-estar financeiro, profissional e mercadológico de toda a organização. Neste ponto do processo podemos obter melhores entendimentos em relação ao projeto, onde todos enxergarão que o desenvolvimento interno da nova prática trará melhores resultados ao negócio. O semear é difícil, mas a colheita é farta e compensadora. Tente!
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Muito boa o artigo, pois sem gerenciamento não conseguimos atingir as metas da empresa.
Att,
Cristiano Silva
Consultor de Projeto ERP