Políticas de saúde e segurança do trabalho são necessárias em todas as empresas, já que são voltadas aos funcionários e seus direitos. Poucos dos colaboradores de uma empresa sabem como funcionam tais normas de SST e, muitas vezes, nem sabem que elas existem.
Por isso, os treinamentos são de extrema importância dentro das empresas. É uma forma de capacitar os funcionários e motivá-los a estar em constante desenvolvimento nas áreas em que atuam.
Os treinamentos funcionam para auxiliar os clientes e funcionários. Além disto, pode esclarecer dúvidas sobre determinados assuntos e ajudam na utilização de plataformas, como o SOC.
Conheça os treinamentos do SOC
Treinamentos e consultorias são oferecidas desde a implantação do SOC e são pensados para atender todos os tipos de empresa e de clientes: sejam SESMT e Prestadores de Serviços.
Sendo, por exemplo, que para o SESMT são abordadas todas as questões de gestão, de segurança e saúde, e é voltado às documentações. Já para os prestadores de serviços, o treinamento possui maior foco no atendimento via SOC.
Além disso, eles podem ser feitos de forma presencial ou remota com operação assistida e de acordo com as suas necessidades.
1. Capacitação à distância (CAD)
A Capacitação à Distância ou CAD é um treinamento que disponibiliza um acervo de vídeos modulados aos clientes, de forma totalmente online no próprio SOC.
É ideal para àqueles que não conseguem receber consultores presencialmente ou precisam de um treinamento mais simples e rápido para começar a usar o maior software integrado de gestão ocupacional. Este tipo de treinamento aborda as funcionalidades básicas e permite que diversos colaboradores da empresa participem.
2. Implantação à distância (IAD)
A Implantação à Distância (IAD) é uma das soluções mais completas e inovadoras do mercado. Isso porque, além de possuir acesso aos vídeos de treinamento, o cliente SOC possui um consultor disponível – de forma online – por uma semana.
Para se comunicarem, o consultor gera um link e encaminha somente para o cliente em específico. Ou seja, é como se fosse uma “aula particular”, em que os usuários da empresa poderão tirar dúvidas e serem auxiliados na utilização da plataforma por meio do Skype, por exemplo, eliminando gastos com a logística da equipe e/ou do consultor, além de otimizar o tempo.
3. Treinamento presencial
Na implantação presencial, o cliente recebe o consultor por uma semana dentro da empresa. Geralmente, este tipo de treinamento dura de segunda-feira a sexta-feira e vai além de uma implantação comum. Isso porque, todo o treinamento é previamente organizado e focado nas necessidades e dúvidas específicas da equipe.
Para proporcionar total alinhamento entre os processos e o novo software, a implantação possui os módulos divididos por áreas específicas.
Por exemplo, geralmente, no meio do treinamento fala-se sobre o atendimento via SOC. Então, os funcionários da área ou o gestor responsável por este assunto é quem recebe o treinamento.
Já quinto e último dia, são revisados todos os tópicos vistos durante a semana de treinamento e abordado o assunto em pauta no momento. Por exemplo, o tema de eSocial costuma gerar muitas dúvidas e, por isso, abordamos todas as informações pertinentes para gerar os leiautes e atender às obrigações pelo software.
A importância do treinamento
No caso do SOC, por exemplo, os treinamentos são peças fundamentais para melhorar a gestão de SST. Pois capacitam os funcionários da empresa no uso eficiente das nossas soluções e funcionalidades.
Dessa forma, tanto as empresas como seus funcionários terão maior facilidade para manusear o sistema de forma mais independente e produtiva, melhorando principalmente os resultados!
No entanto, para que tudo isso seja realmente eficaz, é necessário o engajamento dos participantes. Estando abertos à mudanças, quando necessário.
Demais capacitações do SOC
Além dos treinamentos no início da implantação do SOC, os clientes podem consultar materiais de apoio na Central de Ajuda e ainda solicitar consultorias, sempre que houver necessidade.
⇒ Conheça nossos serviços e mantenha-se atualizado sobre o SOC e suas funcionalidades.
Os materiais de apoio, por exemplo, ficam disponíveis para todos os usuários na Central de Ajuda do SOC. É possível consultar manuais de uso, dicas, tutoriais, perguntas frequentes (FAQ), vídeos e até os boletins periódicos com as principais novidades do sistema.
Já nas consultorias, nossa equipe realizar o diagnóstico e a formulação de soluções voltadas para a realidade da sua empresa, com conteúdos específicos com base no seu negócio.
Confira mais notícias em nosso blog:
⇒ Equipe de Credenciamento SOCNET auxilia a criar sua própria rede de negócios
⇒ Treinamentos e palestras focam na atualização e capacitação da equipe SOC
⇒ Conheça as vantagens da integração entre SOC e Conta Azul