Dicas para evitar softwares maliciosos
Com algumas ações básicas, cuidado e muita atenção você pode evitar que o seu dispositivo seja infectado por programas maliciosos
O Relatório de Ameaças do McAfee Labs de junho de 2016 indicou que existem mais de 550 milhões de malwares (softwares maliciosos) conhecidos no mundo e a tendência mostra que esse número está crescendo cada vez mais. Isso significa que os usuários devem tomar mais cuidado durante o tempo em que navegam na web. Confira algumas dicas que podem dificultar o acesso de softwares maliciosos aos seus dispositivos e dados, mantendo o seu computador mais seguro.
O primeiro passo é manter o seu dispositivo prevenido, com o uso de um bom antivírus e a ativação do firewall (dispositivo que aplica uma política de segurança na rede de computadores). Tome o cuidado de atualizar periodicamente todos os seus softwares, extensões, plug-ins e até mesmo o sistema operacional do dispositivo. Se for necessário fazer qualquer download ou atualização, procure o site oficial e baixe esses arquivos de forma legal e segura. Evite fazer outras atividades simultaneamente: o momento exige cautela e atenção! Leia todos os detalhes e etapas da instalação, desabilitando opções que podem não interessar, como barras de ferramentas.
Garantiu que os seus softwares estão atualizados? Então desconfie de sites que forçam o visitante a instalar supostos plug-ins para que a página funcione corretamente. Provavelmente esse arquivo, que vem de uma fonte duvidosa que se disfarça de um software conhecido, a exemplo do Flash, e pode causar diversos problemas, desde lentidão do dispositivo até o roubo ou sequestro de dados. Em caso de dúvidas, saia imediatamente do site e, se necessário, feche o navegador.
Tome cuidado onde você clica! Evite anúncios e pop-ups suspeitos, como aqueles que oferecem prêmios incríveis ou quantias enormes de dinheiro: pode ser furada. Os e-mails também são outra porta de entrada para os malwares, por isso, não confie completamente em links e arquivos, mesmo que ele tenha sido enviado por algum amigo. Links com nomes muito vagos e assuntos muito inespecíficos, como “fotos da festa” podem conter softwares maliciosos, especialmente se eles estiverem com a extensão “.exe”. Em caso de dúvidas, não abra o conteúdo e jamais responda a e-mails de origem desconhecida! Além de todos os riscos mencionados, um malware pode ser muito difícil de remover, sendo que muitas vezes é necessário chamar um profissional experiente e arcar com o custo de uma visita técnica para não ter as suas informações, rede ou dispositivos afetados por esses softwares maliciosos.