O Single Sign-On (SSO) via padrão SAML possibilita funcionários de uma empresa a fazerem o login em todos os seus serviços. Saiba mais.
O SOC conta com o recurso de Single Sign-On (SSO) via padrão SAML (versão 2.0). Que tem o objetivo de facilitar a gestão de usuários dos nossos clientes. Atendendo praticas de padrões internacionalmente reconhecidos, como a ISO 27001.
O que é o Single Sign-On?
O Single Sign-On (SSO) é um login único, que possibilita funcionários de uma empresa a fazerem o login em todos os seus serviços. Ou seja, o usuário realiza o login apenas uma vez e navega à vontade entre vários sistemas, mesmo que sejam independentes.
Dessa forma, quando o usuário troca de sistema, o servidor de SSO assume a função de informar a identidade do usuário já autenticado. E, para que isso aconteça corretamente, basta que todos eles estejam relacionados e suportados pelo serviço de SSO da empresa. Canal responsável por centralizar e gerenciar todas as aplicações.
Este recurso é importante para que o usuário tenha uma melhor experiência no uso do SOC. Já que a autenticação é feita somente uma vez, sem a necessidade de digitar o login e senha novamente.
O Single Sign-On para as empresas
O Single Sign-On também pode ser utilizado por empresas, fazendo com que os funcionários acessem sistemas e redes nos quais os dados corporativos estão disponíveis, com mais facilidade e segurança.
Afinal, eles não precisarão guardar nem gerenciar diversas opções de senhas, que devem ser únicas e complexas, contendo letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais (como * % $ & # @) para não comprometer a segurança de toda a organização.
Ou seja, os funcionários usarão somente uma senha diária e pessoal para acessar todos os serviços disponíveis pela empresa. Reduzindo os chamados comuns de “esqueci minha senha” e fazendo com que os processos fluam de maneira mais rápida.
E para potencializar a segurança do sistema e evitar ataques cibernéticos, é recomendável que a empresa solicite a troca periódica da senha de acesso e a autenticação segura com verificação em duas etapas. Por exemplo, além de expirar uma determinada sessão após um certo tempo de inatividade.
O SSO também simplifica a gestão dos serviços e aplicativos para todo o time da empresa. Já que a parte central de gerenciamento do Single Sign-On fica sob responsabilidade da equipe de T.I. Que poderá controlar facilmente quem tem acesso a quais serviços e quem não tem.
Além disso, o processo de saída dos funcionários também se torna mais simples. Pois a equipe de T.I. pode desabilitar o acesso do usuário de todos os serviços da empresa ao invés de buscar e desativar o acesso individual de cada serviço.
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